Biografia de Sócrates

Sócrates foi um grande filósofo grego, ele é considerado o fundador da filosofia ocidental. De acordo com Sócrates, o saber é uma virtude.

Biografia Resumida de Sócrates

Sócrates nasceu no ano de 470 a.C. em Atenas na Grécia, ele era filho de uma parteira e de um pedreiro. Ele ocupou cargos políticos, e até recebeu convite para o Senado dos quinhentos, porém suas ideias não foram aceitas pela aristocracia grega.

Filosofia

Sócrates se dedicou a estudar filosofia, e chamava atenção não somente por ser inteligência, mas pela sua aparência e os seus hábitos, ele era baixo, corpulento, tinha os olhos saltados, nariz chato, andava descalço pelas ruas de Atenas e ficava horas viajando em seus pensamentos.

Quando Sócrates não estava meditando sozinho, ele estava conversando com seus discípulos tentando ajudar eles na busca da verdade. Antes de Sócrates ser um filósofo, a filosofia estava mais voltada para a explicação natural do universo, essa fase passou a ser chamada de pré-socrática.

Já no final do século V a.C começou a segunda fase da filosofia grega, que ficou conhecida como socrática, onde a filosofia ficou mais voltada para o saber da verdade, o que é justiça e o que é o bem.

Biografia de Sócrates

Pensamentos

Sócrates não queria ser só um mestre, mas sim um benfeitor da humanidade, ele queria ver a justiça social no mundo todo. A sua esposa Xantipa, falava que Sócrates era um deus para os jovens de Atenas. Para transmitir o saber, Sócrates nunca respondia a perguntas, somente fazia perguntas.

Quando Sócrates soube que era o homem mais sábio que existia naquela época, segundo Platão ele dizia: “Só sei que nada sei”. Sócrates insistia que de nada sabia. Os temas política e moral eram discutidos frequentemente em Atenas.

Sócrates não era a favor da democracia grega como era cometida em Atenas, e na opinião dele a Polis grega tinha que ser governada pelas pessoas que detinham o conhecimento.

Sócrates e Platão

Sócrates deixou os seus ensinamentos com os seus discípulos, não deixando nada escrito. Deixou principalmente com Platão, que até transcreveu os pensamentos de Sócrates através de diálogos. Nas obras, Platão defende o seu mestre dos juízes e faz um relato dos últimos momentos da sua vida.

Morte

Sócrates faleceu com setenta anos de idade, em Atenas na Grécia no ano de 399 a.C. O motivo da sua morte foi porque os políticos de Atenas não gostavam de seu método, e resolveram então se livrar dele.

Então colocaram na tribuna pública o seguinte aviso: “Sócrates é criminoso. É ateu e corruptor da mocidade. A pena de seu crime é a morte”. Sócrates foi preso, e os juízes o consideraram culpado, então ele teve a sua vida acabada como um criminoso.

Sócrates ficou durante trinta dias em uma cela funerária e depois eles deram uma taça de veneno para ele beber, quando Sócrates percebeu que ia morrer, se despediu dos seus amigos e parentes dizendo: “E agora chegamos à encruzilhada dos caminhos. Vós, meus amigos, ides para vossas vidas, eu para a minha morte. Qual seja o melhor desses caminhos, só Deus sabe”.

Biografia de Sócrates
3 (60%) 2 votes

Leave a Reply