Biografia de Salvador Dalí

Salvador Dalí foi um grande pintor espanhol que se destacou com as suas obras desconexas e insólitas. Ele foi um grande representante da Estética Surrealista, e é um artista muito comentado até os dias de hoje.

Biografia Resumida de Salvador Dali

Salvador Domingo Dalí Domènech é o nome completo do pintor conhecido como Salvador Dalí, ele nasceu no dia 11 de maio de 1904, em Figueres, Gerona na Espanha. Ele é filho de Felipa Domènech e do tabelião Salvador Dalí Cusi.

No ano de 1922 ele se mudou para Madri e passou a morar na Residência dos Estudantes, e lá ficou amigo do poeta Frederico Garcia Lorca e do cineasta Luís Bunuel. Depois de um tempo entrou para a Academia de Belas Artes de San Fernando.

Salvador Dalí chamava muita atenção por usar um figurino que mostrava a sua personalidade exótica, usava uma gravata muito grande e uma capa que ia até os pés, e tinha cabelos longos, nessa época ele fazia pinturas que passavam do realismo para composições cubistas.

No ano de 1925 ele conseguiu fazer a sua primeira mostra individual em Barcelona, na Galeria Dalmau. Um ano depois ele foi expulso da Academia de Arte porque se desentendeu com um professor, e disse que ninguém de lá tinha capacidade de avaliá-lo. Nesse ano ele viajou para Paris e se encontrou com Picasso.

Fez novamente uma mostra na Galeria Dalmau, em 1927 ele passou a morar em Paris e virou integrante oficial do movimento Surrealista, que nasceu como reação ao racionalismo e ao materialismo da sociedade ocidental. Em 1929 ele retorna à Espanha e produz a obra “Jogo Lúgubre”.

Biografia de Salvador Dalí

Persistência da Memória

Em 1929 Dalí faz a sua primeira mostra individual em Paris, e se torna um pintor surrealista. Nesse tempo ele começa a se relacionar com Gala. Ele comprou uma casa na cidade de Cadaqués na Espanha e se mudou para lá.

Em 1931 Salvador Dalí faz a sua segunda mostra individual na Galeria Pierre Colle, em Paris. Foi lá que Dalí apresentou a tele “Persistência da Memória”. Essa obra foi comprada por um colecionador particular, e tempos depois foi doada para o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Na década de 30, Salvador Dalí começou a produzir o melhor de suas obras, que eram telas nas quais animais, pessoas, objetos e paisagens se fundem em composições insólitas, as suas pinturas pareciam com fotografias em cores.

Por causa da segunda guerra, Dalí se refugiou para os Estados Unidos junto com Gala, e permaneceu por lá durante oito anos. Em 1942 ele publicou a sua autobiografia “Vida Secreta de Salvador Dalí”.

Em 1974 Salvador Dalí inaugurou o Teatro-Museu Dalí, na cidade de Figueres, a sua cidade natal. Salvador Dalí faleceu no dia 23 de janeiro de 1989 com 84 anos de idade, em Figueres, na Espanha. E ele foi sepultado em seu próprio Teatro-Museu Dalí

Imagens das Obras

obra metamorfose de narciso

Metamorfose de Narciso

obra a última ceia

A Última Ceia

obra composição surrealista

Composição Surrealista

Persistência da Memória

Curiosidades

  • O primeiro quadro de Salvador Dalí foi pintado quando ele tinha somente 6 anos de idade;
  • O bigode de Salvador Dalí foi inspirado em Diego Velásquez, que era um pintor espanhol;
Biografia de Salvador Dalí
4 (80%) 2 vote[s]

Leave a Reply