Biografia de Platão

Platão foi um dos maiores filósofos da antiguidade, além disso é considerado um dos mais importantes pensadores da história da filosofia. Ele era discípulo de Sócrates.

Infância

O nome verdadeiro de Platão era Arístocles, e Platão é apenas o seu apelido, que significa ombros largos. Ele nasceu em 427 a. C. E fazia parte de uma nobre família de Atenas. Platão recebeu uma educação especial, estudou escrita, leitura, pintura, poesia, música e ginástica.

Platão era um bom atleta, e participou como lutador nos jogos olímpicos. Para seguir a sua família e não perder a tradição, ele pretendia se dedicar à vida pública e fazer uma carreira política de sucesso.

Platão e Sócrates

Platão foi discípulo de Sócrates, e com ele aprendeu e discutiu os problemas do conhecimento do mundos e das virtudes humanas. Sócrates foi condenado à morte pois foi acusado de perverter a juventude.

E quando isso aconteceu, Platão não quis mais seguir a carreira como político, e decidiu se dedicar na filosofia. Platão teve que deixar a cidade, pois a sua amizade com Sócrates quase lhe custou a vida.

Com isso ele foi para Megara, e conviveu com Euclides, logo em seguida ele viajou para Cirene, Itália e depois para o Egito, nesse tempo ele teve contato com brilhantes mentalidades daquela época, ao todo foram doze anos transformando e aprendendo sua própria filosofia.

Com 40 anos de idade, Platão voltou para Atenas e abriu uma escola filosófica que se chamava Academia. Com o intuito de eternizar os ensinamentos do mestre, que não tinha escrito nenhum livro, Platão escreveu muitos diálogo, onde a principal figura é Sócrates.

Biografia Resumida de Platão

Na Academia, Platão se juntava com os seus discípulos para estudar filosofia e ciências, no ramo científico, eles estudavam principalmente a matemática e geometria. Dos seus discípulos o que mais se destacou foi Aristóteles.

Platão foi uma influência tão forte, que mesmo depois de falecer a Academia permaneceu, só que em 529, Justiniano que era um imperador romano, ordenou fechar a Academia, juntamente com outras escolas que não eram cristãs.

Biografia de Platão

Filosofia

Para esclarecer o seu pensamento filosófico, Platão escreveu em forma de diálogo, a história “o mito da caverna” no livro VII da República. De acordo com Platão “As coisas desfazem-se em pó e as ideias ficam.”

A teoria da anamnese de Platão também é muito conhecida, de acordo com ele, muitos dos nossos conhecimentos não são obtidos por meio da experiência, mas já conhecidos pela alma na ocasião do nascimento, já que a experiência serve somente para ativar a memória.

Frases

  • “Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.”
  • “Teme a velhice, pois ela nunca vem só.”
  • “Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele.”

Obras

  • Platão tem em torno de trinta obras, entre elas estão:
  • República – sobre a justiça e o Estado Ideal
  • Protágoras – sobre o ensinamento da virtude
  • Banquete – sobre o amor
  • Apologia de Sócrates – autodefesa de seu mestre diante dos juízes
  • Fédon – sobre a imortalidade da alma e sobre a doutrina das ideias
  • As Leis – uma nova concepção do Estado
Biografia de Platão
3.5 (70%) 2 vote[s]

Leave a Reply