Biografia de Nelson Mandela

Conheça um pouco mais da história de Nelson Mandela, ele que foi presidente da África do Sul, foi também líder do movimento contra o Apartheid, e recebeu o “Prêmio Nobel da Paz” no ano de 1993.

Biografia Resumida de Nelson Mandela

Nelson Mandela nasceu no dia 18 de julho de 1918 em Mvezo na África do Sul. Ele veio de uma família de nobreza tribal da etnia Xhosa e por isso recebeu o nome de Rolihiahia Dalibhunga Mandela.

Mas no ano de 1925 assim que entrou na escola primária, recebeu o nome de Nelson pela professora da época, ela o chamou assim em homenagem ao Almirante Horatio Nelson, e também pelo costume de sempre dar nomes ingleses as crianças da escola.

Infância

Depois que seu pai morreu, quando tinha nove anos, Nelson foi levado para a vila real, e lá quem cuidava dele era o regente do povo Tambu. Ele entrou em uma escola preparatória, que era exclusiva para negros e lá estudou a cultura ocidental, depois ele entrou para o Colégio Healdtown.

No ano de 1939 ele entrou no curso de direito na Universidade de Fort Hare, que foi a primeira universidade de toda África do Sul a fornecer cursos para negros.

Racismo

Nelson se envolvia em muitos protestos junto com o movimento estudantil, por causa da falta de democracia racial na instituição, e ele foi obrigado a abandonar o seu curso. Por isso, se mudou para Joanesburgo.

No ano de 1943 ele se formou em Artes pela Universidade da África do Sul, ele continuou a estudar direito, só que por correspondência na Universidade de Forte Hare.

Biografia de Nelson Mandela

Apartheid

Uma das heranças que os colonizadores europeus deixaram na África foi o racismo. O homem europeu ele estabeleceu leis que apoiaram o regime de apartheid (separação) por muito anos. Com isso era proibido o casamento inter-racial, negos e brancos viviam em lugares separados, escolas, hospitais, praças e outros eram divididos pelas raças, e outros.

A segregação racial, o confinamento dos negros em regiões onde o governo branco determinava, a falta de direitos civis e políticos, gerou uma série de mortes e massacres da população negra.

Várias mulheres e homens da comunidade negra sul-africana destinaram as suas vidas para acabar com o apartheid. E uma das pessoas que se dedicou para o fim dessa causa foi Nelson Mandela.

No ano de 1944 juntamente com Oliver Tambo e Walter Sisulo eles fundaram a Liga jovem do Congresso Nacional Africano (CNA), que foi um instrumento essencial de representação política dos negros.

Prisão

No ano de 1960 muitos líderes negros foram presos, perseguidos, assassinados, torturados ou condenados, e um deles foi Nelson Mandela que em 1964 foi condenado à prisão perpétua. Depois de 26 anos o presidente da África do Sul Frederik de Klerk libertou Mandela da prisão.

Presidente da África do Sul

Depois de muitas negociações, Nelson Mandela conseguiu realizar em 1994 eleições multirraciais. E ele foi eleito a presidente da África do Sul, nesse período Nelson aprovou muitas leis em favor dos negros. Nelson Mandela ficou na presidência até 1999.

Morte

Nelson Mandela morreu no dia 5 de dezembro de 2013 na cidade de Johannesburgo. Ele já estava debilitado por causa da idade, já tinha sido internado algumas vezes, e o motivo da sua morte foi uma infecção pulmonar.

Frases

  • “Você não é amado porque você é bom, você é bom porque é amado”
  • “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”
  • “Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável”
Biografia de Nelson Mandela
2.3 (46.67%) 3 votes

Leave a Reply