Biografia de Martin Luther King

Martin Luther King foi um grande homem que lutou contra a discriminação racial, sendo um dos mais importantes líderes negros da história norte americana, além disso ele foi pastor da igreja batista.

Resumo da Biografia de Martin Luther King

Martin Luther King nasceu na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos no ano de 1929. Ele era filho e também neto de pastores evangélicos, profissão a qual ele veio a seguir tempos depois, se tornando líder da igreja que frequentava.

Ele foi casado com Corretta Scott King e com ela teve quatro filhos Yolanda King, Dexter Scott King, Berenice King e Martin Luther King III. King desde jovem foi ativista e lutou pela igualdade racial entre brancos e negros.

Formação

No ano de 1948 Martin Luther King terminou a faculdade de sociologia que cursou na Morehouse College. E em 1951 cursou teologia pelo Seminário Teológico Crozer. Em 1955 ele terminou o seu doutorado em Teologia Sistemática onde cursou na Universidade de Boston.

Luta pelos negros

Nos Estados Unidos uma mulher negra chamada Rosa Parks, negou em ceder o seu lugar no ônibus para uma mulher branca se sentar, e por isso foi presa, o que gerou uma grande revolta nos negros. Diante disso, Martin Luther King se tornou líder do movimento social.

Martin Luther King foi um dos líderes do movimento que solicitava o fim da segregação racial nos transportes públicos, que por lei naquela época, os negros só podiam ocupar os últimos assentos dos ônibus e o motorista só podia ser branco.

Esse movimento obteve o resultado esperado, e com isso as leis de segregação nos transportes públicos foram eliminadas, esse foi um grande marco na luta contra o fim da discriminação racial no país.

Biografia de Martin Luther King

História

King foi um dos criadores da Conferência da Liderança Cristã do Sul (CLSC), a CLSC tinha função de criar movimentos pela luta dos direitos civis, e na maioria das vezes os integrantes eram jovens negros e participantes da igreja Batista.

Martin Luther King recebia muitos desafetos de pessoas que eram a favor e defendiam a segregação racial. Ao longo da vida, ele foi ameaçado de morte com frequência, porém continuou acreditando nos seus valores e ideais.

No ano de 1964 Martin Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz por tem lutado tanto em busca dos direitos igualitários e por pregar a paz.

Frases

  • “No final, não nos lembramos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos.”
  • “A verdadeira paz somente não é a falta de tensão, é a presença de justiça.”
  • “O amor é a única força capaz de transformar um inimigo num amigo.”
  • “Se o homem não descobriu algo pelo qual morrer, não está preparado para viver.”

Morte

Depois de quatro anos que Martin Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz, ele foi assassinado em um hotel. Apesar da sua morte trágica, Martin Luther King foi muito importante na luta pela igualdade racial nos Estados Unidos. Depois da sua morte, a legislação norte americana foi se tornando mais igualitária em relação a negros e brancos.

Leave a Reply