Biografia de John Locke

John Locke foi um filósofo inglês. Ele ficou famoso principalmente por seus estudos de filosofia política, e ficou conhecido como pai do liberalismo.

Biografia Resumida de John Locke

John Locke nasceu no dia 29 de agosto de 1632 em Wrington na aldeia de Somerset, na Inglaterra. Ele é filho de um advogado e capitão da cavalaria parlamentar, e com 14 anos de idade ele entrou na Westminster em Londres.

Ele entrou para a Christ Church College da Universidade de Oxford e se formou em 1656, dois anos depois fez o mestrado, e em 1660 começou a dar aula na instituição, sendo professor de grego antigo e retórica.

John estudou por um tempo a filosofia racionalista de Descartes, e isso fez com que ele ficasse interessado pela teoria do conhecimento. Em 1667 ele se tornou secretário de Lord Ashley Cooper, chanceler da Inglaterra e futuro conde Shaftesbury.

Locke se tornou integrante da Academia Científica da Sociedade Real de Londres, onde fez muitas pesquisas. Ele ainda morou na França durante um tempo em missão diplomática. Quando voltou para a Inglaterra viu que eles enfrentavam problemas políticos por causa da sucessão de Carlos II.

Com isso, por John Locke defender o parlamentarismo ele foi obrigado a se refugiar para outros países, e ele fez isso durante cinco anos. No ano de 1689 Guilherme II foi coroado e teve que aceitar a Declaração dos Direitos exposta pelo Parlamento, na qual John ajudou a fazer.

Filosofia

Junto com Thomas Hobbes, George Berkeley e David Hume, John Locke foi um dos principais empiristas britânicos. A sua filosofia ela reconhecia que a experiência era a única forma certa de conhecimento.

John Locke acreditava que nascemos com a mente em branco, e que a experiência é que vai preenchendo e moldando. Com isso ele não acreditava que existia ideias inatas. A sua teoria do conhecimento está em sua obra Ensaio Sobre o Conhecimento Humano.

Biografia de John Locke

Teoria

John Locke defendia a monarquia constitucional, ele foi considerado um precursor da democracia liberal, já que impôs grande importância a tolerância e também a liberdade. Foi entre 1682 e 1688 que Locke desenvolveu sua teoria do liberalismo político.

No ano de 1690 John Locke escreveu “Segundo Tratado Sobre o Governo Civil”, nessa obra ele mostrou o princípio da divisão dos três poderes que precisavam desempenhar a função de governo: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário.

John Locke morreu no dia 28 de outubro de 1704 em High Lavre, na Inglaterra. Não se sabe o motivo certo que causou a sua morte.

Frases

  • “Ainda que a terra e todas as criaturas inferiores pertençam em comum a todos os homens, cada um guarda a propriedade de sua própria pessoa; sobre esta ninguém tem qualquer direito, exceto ela.”
  • “A finalidade da lei não é abolir ou conter, mas preservar e ampliar a liberdade. Em todas as situações de seres criados aptos à lei, onde não há lei, não há liberdade.”
  • “Toda a humanidade aprende que, sendo todos iguais e independentes, ninguém deve lesar o outro em sua vida, sua saúde, sua liberdade ou seus bens.”
  • “O que te preocupa, te escraviza.”
Biografia de John Locke
2.7 (53.33%) 3 vote[s]

Leave a Reply