Biografia de Euclides da Cunha

Euclides da Cunha foi um grande escritor, professor e jornalista, ele é o autor da conhecida obra Os Sertões, nela ele narra os acontecimentos da guerra de Canudos.

Resumo de Biografia de Euclides da Cunha

Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha é o nome completo do escritor conhecido como Euclides da Cunha, ele nasceu no dia 20 de janeiro de 1866 na cidade de Cantagalo, no Rio de Janeiro. Ele é filho de Eudósia Alves Moreira da Cunha e Manuel Rodrigues da Cunha Pimenta.

Ele foi criado pelos seus tios, assim que perdeu a sua mãe. Euclides ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha, e escrevia para a revista da escola. Em 1889 ele foi para São Paulo e publica uma série de artigos defendendo os ideais republicanos no jornal O Estado de São Paulo.

Proclamada a República, ele volta para o Rio de Janeiro e regressa no Exército, na escola superior de guerra Euclides fez cursos de artilharia, de engenharia militar e também se graduou em matemática e ciências físicas e naturais.

Nessa época ele se casou com Ana Sólon Ribeiro, e foi promovido a primeiro tenente, e começou a dar aulas na Escola Militar. Quando retornou de Canudos, ele foi para São José do Rio Pardo, que fica localizado em São Paulo, para ajudar na construção de uma ponte sobre o Rio Pardo.

Enquanto administrava a construção, ele também escrevia a obra Os Sertões, que foi publicada em 1902 e que se tornou um marco cultural no Brasil. Euclides da Cunha estava suspeitando que estava sendo traído pela sua esposa, e com isso ele foi na casa do amante.

O amante era oficial do exército e atirador, Euclides tentou ir para cima dele, mas foi atingido com três tiros no coração, contudo ele faleceu no dia 15 de agosto de 1909 no Rio de Janeiro. Anos depois o seu filho tentou se vingar do suposto amante, mas morreu do mesmo modo que o seu pai.

Biografia de Euclides da Cunha

Guerra dos Canudos

Com a Guerra dos Canudos, Euclides recomeçou a sua colaboração no jornal o Estado de São Paulo, e em 1897 foi para a Bahia como correspondente de guerra, para testemunhar o que estava acontecendo, com isso as suas mensagens eram conduzidas por telégrafo para o jornal.

Obras

  • Os Sertões – 1902
  • Contrastes e Confrontos – 1906
  • Peru Versus Bolívia – 1907
  • Castro Alves e o Seu Tempo – 1908
  • A Margem da História – 1909

Curiosidades

  • Euclides da Cunha foi eleito em 1903 para a cadeira nº7 da Academia Brasileira de Letras;
  • Euclides foi expulso do exercito por rebeldia;
  • Euclides escreveu Os Sertões enquanto construía uma ponte;

Poemas

Rimas

Ontem _ quando, soberba, escarnecias

Dessa minha paixão _ louca _ suprema

E no teu lábio, essa rósea algema,

A minha vida _ gélida _ prendias…

Eu meditava em loucas utopias,

Tentava resolver grave problema…

_ Como engastar tua alma num poema?

E eu não chorava quanto tu te rias…

Hoje, que vivo desse amor ansioso

E és minha _ és minha, extraordinária sorte,

Hoje eu sou triste sendo tão ditoso!

E tremo e choro _ pressentindo _ forte _,

Vibrar, dentro em meu peito, fervoroso,

Esse excesso de vida _ que é a morte…

Biografia de Euclides da Cunha
4 (80%) 2 votes

Leave a Reply