Biografia de Cora Coralina

Cora Coralina foi uma contista e poetisa brasileira muito conhecida, quando tinha 75 anos ela publicou o seu primeiro livro, e se tornou uma das principais vozes femininas da literatura nacional.

Biografia Resumida de Cora Coralina

Cora Coralina nasceu no dia 20 de agosto de 1889 na cidade de Goiás no estado de Goiânia, o seu nome verdadeiro é Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, mais ela é conhecida mundialmente como Cora Coralina.

Ela é filha da dona de casa Jacyntha Luiza do Couto Brandão e do desembargador Francisco de Paula Lins dos Guimarães. Cora Coralina passou a sua infância em um casarão antigo às margens do Rio Assunção.

Anna Lins estudou somente nas séries inicias do ensino fundamental com a professora Silvina Ermelinda, ela ensinou o básico para ela, mas foi o necessário para ela tomar gosto pela literatura.

Anna então começou usar o pseudônimo de Cora Coralina e com 14 anos de idade passou a escrever textos. Na época os jornais de Goiânia publicavam os poemas, contos e as outras criações literárias da jovem.

Depois de um tempo Cora Coralina começou a frequentar o Clube Literário Goiano e escreveu vários textos, e no ano de 1907 ela começou a escrever para o jornal literário A Rosa. Depois de um tempo de ter se descoberto nesse mundo literário, ela fugiu com Cantídio Tolentino que era um advogado divorciado e chefe da polícia local.

Cora Coralina teve seis filhos com o seu marido o advogado com quem fugiu, e estava morando em Jaboticabal em São Paulo. E em 1924 mudou para a capital, mas teve que ficar presa em um hotel, por causa da Revolução que estava ocorrendo naquele ano.

O seu marido morreu e deixou ela e os seus filhos em uma condição financeira difícil, na época ela tinha só 4 filhos, já que dois tinham falecido. Ela decidiu então vender doces para poder sustentar a sua família e trabalhou também em uma livraria. Com setenta anos ela aprendeu datilografar e começou a redigir seus textos.

Biografia de Cora Coralina

Livros

O primeiro livro de Cora Coralina foi publicado somente no ano de 1965, quando ela já estava com 75 anos de idade, o livro se chamava “O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, e recebeu muitos elogios de grandes críticos da literatura daquela época.

Um ano depois ela lançou o seu segundo livro chamado “Meu Livro de Cordel” que recebeu elogios do grande poeta Carlos Drummond de Andrade. Cora Coralina lançou vários outros livros depois desses.

Poemas

Poema: Mulher da vida

Mulher da Vida.

Minha irmã.

De todos os tempos.

De todos os povos.

De todas as latitudes.

Ela vem do fundo imemorial das idades

E carrega a carga pesada

Dos mais torpes sinônimos,

Apelidos e ápodos:

Mulher da zona,

Mulher da rua,

Mulher perdida,

Mulher à toa.

Mulher da vida,

Minha irmã.

Obras

Confira algumas obras publicadas da escritora:

  • A Moeda de Ouro Que um Pato Engoliu;
  • Tesouro da Casa Velha;
  • Vila Boa de Goiás;
  • O Pato Azul-Pombinho;

A morte

Cora Coralina morreu em Goiânia no dia 10 de abril de 1985 quando tinha 95 anos de idade, por causa de pneumonia.

Biografia de Cora Coralina
2 (40%) 2 votes

Leave a Reply