Biografia de Carmen Miranda

Carmen Miranda foi uma artista muito famosa, ela era cantora, dançarina luso brasileira e também atriz. Ficou conhecida em todo o mundo como a Pequena Notável.

Infância e Juventude

Maria do Carmo Miranda da Cunha é o nome verdadeiro de Carmen Miranda, ela nasceu no dia 9 de fevereiro de 1909 na cidade de Marco de Canaveses no Distrito de Porto, em Portugal. Ela é filha de Maria Emília Miranda e de José Maria Pinto Cunha que era barbeiro.

Quando ela tinha apenas um ano de idade, ela se mudou para o Brasil junto com a sua mãe e a sua irmã Olinda, o seu pai já residia lá. Ela foi criada no bairro da Lapa que fica localizado no Rio de Janeiro.

Quando tinha 15 anos de idade parou de estudar e começou a trabalhar em uma empresa de confecção de chapéus chamada La Femme Chic, lá ela aprendeu a costurar e estudou moda, aos poucos ela foi gostando dos turbantes, que é a sua marca registrada.

Biografia Resumida de Carmen Miranda

No ano de 1946 Carmen Miranda foi considerada a mulher mais bem paga de todo os Estados Unidos, e naquele ano, ela foi a mulher que pagou o imposto de renda mais caro de todo o país.

Em 1947 Carmen Miranda se casou com David Sebastian que era americano, e deixou de ser seu empregado para virar o seu empresário. Ele era alcoólatra e influenciou Carmen a beber também, não conseguindo administrar os seus contatos. O seu casamento entrou em crise, e ela entrou em depressão, virando dependente de remédios.

Cantora

Carmen sonhava em ser cantora e atriz, e no inicio ela dançava e cantava animando pequenas festas. Em 1929 ela conheceu o compositor Josué de Barros que levou ela para se apresentar em clubes e teatros.

Ela começou como cantora na Rádio Sociedade, desde então gravou o seu primeiro disco que contava com as músicas “Iaiá, Ioiô”, “Triste Jandaia”, mas ela conseguiu alcançar o sucesso mesmo foi com a marcha-canção “Pra Você Gostar de Mim” que ficou conhecida por “Tai”, que foi escrita para ela por Joubert de Carvalho, e foi recorde de vendas.

No mesmo ano desses acontecimentos, Carmen Miranda já estava viajando fazendo a sua primeira turnê internacional na Argentina em Buenos Aieres. No ano de 1933 ela foi a primeira mulher a assinar contrato com uma rádio.

Biografia de Carmen Miranda

Músicas de sucesso

Confira as músicas de maior sucesso da cantora Carmen Miranda:

Adeus batucada, Ta-hí, Camisa Listrada, Mamãe eu quero, Tico-tico no fubá, Balancê, O tic-tac do meu coração, Quando eu penso na Bahia, Cachorro vira-lata, O que é que a baiana tem, E o mundo não se acabou, Boneca de pixe, Como vaes você, No tabuleiro da baiana, entre outras.

Broadway

No ano de 1939, no Cassino da Urca, Carmen foi contratada por Lee Shubert magnata do show business, para ser uma das suas atrações que estrearia na Broadway no show The Streets os Paris.

Em 1940 Carmen Miranda se apresentou na Casa Branca em uma festa que teve para o presidente Roosevelt. Carmen Miranda era conhecida como A Pequena Notável, e ela se tornou um símbolo da América Latina, deixando a sua marca registrada por meio dos seus turbantes, babados, brincos de argolas, balangandãs e saltos plataformas que usava.

Dizem que Carmen Miranda até hoje, foi a única celebridade internacional brasileira. Ela realmente era muito famosa internacionalmente, que até hoje nunca se viu nada igual.

Ela estreou nos Estados Unidos em 1940 com o filme Serenata Tropical. E no ano seguinte, ela foi a primeira sul-americana que recebeu uma estrela na calçada da fama em Hollywood. Carmen Miranda fez 6 filmes no Brasil, e 14 filmes nos Estados Unidos.

A Morte

Carmen Miranda faleceu no dia 5 de agosto de 1955 em Beverly Hills, Califórnia nos Estados Unidos. Ela morreu por causa de um ataque cardíaco, e a causa para isso foi os seus vícios como cigarro, álcool, ansiolíticos, antidepressivos e calmantes.

Biografia de Carmen Miranda
4 (80%) 4 votes

Leave a Reply