Biografia de Dom Pedro I

Conheça melhor a história do primeiro imperador do Brasil, o Dom Pedro I, foi ele que declarou a independência do Brasil.

Infância

Dom Pedro I nasceu no dia 12 de outubro de 1798, no Palácio de Queluz, em Portugal. Ele é filho de Dona Carlota Joaquina de Bourbon e de Dom João, ele viveu os seus primeiros anos no Palácio de Queluz, rodeado por governantas e professores.

Com nove anos de idade ele chegou ao Brasil, juntamente com a família real que fugiu das tropas napoleônicas, e eles foram morar no Rio de Janeiro. Pedro estudava pintura, latim, inglês, francês e música, ele até chegou a compor e tocas algumas peças pequenas.

A sua avó Dona Maria I rainha de Portugal, faleceu em 1816, com isso Dom João VI foi nomeado rei e Dom Pedro com apenas dezoito anos de idade, virou Príncipe Real e herdeiro direito do trono, já que o seu irmão mais velho Antônio morreu.

Biografia Resumida de Dom Pedro I

A escolhida para ser esposa de Dom Pedro I foi a Arquiduquesa Leopoldina Josefa Carolina, filha do imperador da Áustria Francisco I. Eles se casaram em 1817 e juntos tiveram sete filhos. Em 1926 a sua esposa faleceu.

E em 1929 Dom Pedro I se casou por procuração com Amélia Eugênia Napoleão de Leuchtenberg, com ela ele teve uma filha. Dom Pedro I tinha várias amantes, entre elas estão Domitila de Castro, Noémie Thierry, Maria Benedita de Castro, Henriette Josephine, e teve vários filhos com suas amantes.

Biografia de Dom Pedro I

Dia do Fico

No ano de 1820 Portugal estava passando por uma grande crise social e política, a Revolução Liberal do Porto se espalhou em todo o país. Em 1821 Dom João VI e sua corte voltaram para Portugal, e Dom Pedro ficou como Príncipe Regente do Brasil.

A corte de Lisboa decretou que o Príncipe Dom Pedro I voltasse a Portugal, e que o Brasil voltasse à condição de colônia. O decreto causou uma grande revolta na população, com isso foi levado a Dom Pedro um abaixo assinado pedindo a sua permanência no Brasil.

Com isso, no começo do ano de 1822 o Príncipe Dom Pedro I, declarou que ia atender a população e que ia ficar no Brasil. Esse dia ficou conhecido como o Dia do Fica que era um rompimento com Portugal, a Corte Portuguesa ficou decepcionada e interrompeu o pagamento dos rendimentos de Dom Pedro.

Independência do Brasil

Quando Dom Pedro I viaja, recebeu uma correspondência de Portugal declarando que ele tinha sido rebaixado de regente a mero delegado das cortes de Lisboa. Insatisfeito, no dia 7 de setembro de 1822 ele decidiu romper terminalmente com autoridade paterna e ainda declarou: “Independência ou morte! Estamos separados de Portugal!”.

Imperador do Brasil

No dia 12 de outubro de 1822 no Rio de Janeiro, Dom Pedro I foi aclamado o novo Imperador Constitucional do Brasil, a cerimônia aconteceu no Campo de Santana, atualmente Praça da República. E no dia 1 de dezembro ele recebeu a Coroa Imperial e o título de Defensor Perpétuo do Brasil.

Filhos

Com sua primeira esposa a Arquiduquesa Leopoldina Josefa Carolina, Dom Pedro I teve sete filhos que foram: Maria da Glória, Miguel, João Carlos, Januária, Paula, Francisca e Pedro de Alcântara. No seu segundo casamento ele teve uma filha, mas teve várias amantes com quem também teve muitos filhos, estima-se que ele teve onze filhos ao total.

Biografia de Dom Pedro I
3.7 (73.33%) 3 vote[s]

Leave a Reply