Biografia de Bhaskara

Aposto que você já deve ter ouvido falar de Bhaskara, ele foi um matemático, astrônomo, astrólogo e professor indiano. Ele ficou conhecido por ter criado uma fórmula matemática, que é usada até os dias de hoje.

Resumo da Biografia de Bhaskara

Bhaskara Akari viveu na Índia de 1114 até 1185, ele foi um grande matemático, e também foi astrônomo, astrólogo e professor. Ele ficou muito famoso por ter criado a fórmula aplicada a tão temida equação de 2º grau.

Desde cedo Bhaskara foi reconhecido como prodígio, e por causa disso ele assumiu o Observatório de Ujjain, que era um dos maiores centros de pesquisa da Índia. Uma das coisas que fez com que ele se tornasse um dos matemáticos mais importantes, foi por ter escrito dois livros do gênero.

O primeiro livro dele foi nomeado de Lilavati, e o conteúdo do livro era de problemas simples de geometria plana e aritmética. E o seu último livro chamado Siddhantasiromani foi dividido em duas partes, a primeira falava sobre astronomia, e a segunda sobre esferas.

Bhaskara era especialista em estudos de álgebra, que fez com que ele aprofundasse ainda mais seus estudos sobre raiz quadrada, sistemas numéricos e equações.

Mesmo tendo mais interesse pela matemática do que qualquer outra coisa, Bhaskara tinha um enorme apreço pela astronomia e fazia cálculos para descobrir os episódios de eclipses ou as posições dos planetas.

Bhaskara morreu aos 71 anos de idade no ano de 1185 em um triste afogamento em um rio onde ele tinha ido nadar. Ele até que teve uma vida longa, pois na Índia a expectativa de vida naquela época era bem baixa.

Fórmula

Existe muitas fórmulas atribuídas a Bhaskara, mas as mais conhecidas são as equações de segundo grau. Elas tem infinitas soluções inteiras como é o exemplo de y-x=1 que aceita x=a ou y=a+1 independente do valor de a.

Biografia de Bhaskara

A fórmula que leva o seu nome, é usada para resolver equações quadráticas da forma ax² ­+ bx = c.

Bhaskara usava a regra citada a cima e utilizava ela em seus cálculos, mas ela não foi criada por ele. A autoria dessa regra é do matemático Sridhara, que viveu mais de 100 anos que Bhaskara.

Curiosidades

O nome atribuído ao seu primeiro livro Lilavati provavelmente foi uma homenagem a sua filha e aos costumes das moças da alta sociedade que viviam na índia naquela época. Esse costume da fórmula de Bhaskara passou a ser usado no Brasil nos anos 60.

Exercícios

Por meio da fórmula de Bhaskara é possível resolver exercícios sobre equação do 2º grau. A sua fórmula é muito estudada no ensino médio, e nas provas de vestibulares e Enem sempre cai questões sobre. Logo abaixo vamos mostrar exemplos de alguns exercícios que utilizam a fórmula de Bhaskara:

  1. Encontre as raízes da equação: x² – 4x – 5 = 0
  2. Aplicando a fórmula de Bhaskara, resolva a equação de 2º grau: 3x² – 7x + 4 = 0
  3. Determine quais os valores de k para que a equação 2x² + 4x + 5k – 0 tenha raízes reais e distintas.

Portanto Bhaskara foi um grande matemático, que ficou conhecido no mundo todo por ter criado a fórmula de 2º grau.

Biografia de Bhaskara
3.7 (73.33%) 3 vote[s]

Leave a Reply